sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PROTESTOS CONTRA A DESTRUIÇÃO DO BOSQUE

O corte das árvores do Bosque Central de Londrina tem gerado uma série de protestos nas redes sociais e por quem passa pelo local nesta sexta-feira (11). O jornalista Guto Rocha registrou, logo no início da manhã, a ação dos homens da Prefeitura de Londrina com suas motosserras. As fotos, disponibilizadas através do Facebook, foram compartilhadas por outros londrinenses indignados com a ação do município. 
A intenção do corte é abrir caminho para a liberação da Rua Piauí, conforme projeto de revitalização da área, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).
Guto Rocha comentou que as fotos foram tiradas entre 8 e 9h. E que logo cedo já era possível ver que grande parte das árvores que se encontram no local já haviam sido retiradas. Ele considerou a ação um absurdo. "A prefeitura está na contramão do que o mundo inteiro está pensando. Está priorizado os carros, justamente o oposto do que que atualmente, investir em transporte público e no pedestre", disse.
Acervo pessoal / Guto Rocha
Corte de árvores no Bosque Central gera protestos da população em Londrina. Guto Rocha
Pelo menos 18 árvores foram cortadas do Bosque Central em Londrina
A crítica também se estendeu para o pequeno trecho que será liberado para o tráfego de veículos. "Não é abrindo uma rua de 100 metros que vão conseguir melhorar o trânsito. Na verdade, deveriam proibir o tráfego de carro no centro e só permitir que ônibus, ambulâncias, pedestres e bicicletas trafeguem por ali", disparou.
A vereadora Lenir de Assis (PT) também ficou indignada com o corte de árvores. Ela passou o período da manhã no local e contou que pelo menos 18 foram retiradas. "O que me entristece é ver a forma como tudo isso vem sendo conduzido. Sem planejamento de fato, projeto ou estudo de viabilidade. Tratam a questão ambiental de qualquer forma", comentou.
Acervo pessoal / Guto Rocha
Corte de árvores no Bosque Central gera protestos da população em Londrina. Guto Rocha
Prefeitura pretende abrir a Rua Piauí para desafogar o
trânsito do centro de Londrina
Lenir quer uma resposta dos órgãos ambientais e deve protocolar na Câmara Muncipal de Londrina um requerimento solicitando à Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) e ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que justifiquem o corte das árvores do local.
A intenção é que o assunto seja levado para a pauta de discussões da sessão da Câmara que será realizada na quarta-feira (16), tendo em vista que terça-feira é feriado da Proclamação da República. "Com recursos naturais não se brinca. Não é só questão de apenas limpar a área. Qualquer cidadão que corte uma árvore com certeza iria responder por crime ambiental. Pedi documentos de autorização para o corte, mas nada me foi apresentado", disse.
O secretário municipal do Ambiente de Londrina, José Novaes Faraco, foi procurado pela reportagem de odiario.com, mas seus assessores informaram que ele estava em reunião e que não poderia atender as ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário