sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PRAÇA TOMI NAKAGAWA DE LONDRINA É REFORMADA



 PARA NOVA VISITA IMPERIAL!

Eles nem chegaram ainda ao Brasil, mas Londrina já deve ao príncipe Akishino e à princesa Kiko, da Casa Imperial do Japão, a mais recente reforma na Praça Tomi Nakagawa. A Construtora A. Yoshii finaliza uma série de reparos na praça para receber o casal durante uma rápida visita a Londrina, que deve ocorrer no fim do mês. O JL não conseguiu confirmar a agenda real no Consulado do Japão em Curitiba, mas apurou que o casal imperial vem ao Brasil para as celebrações dos 120 anos das relações comerciais entre Brasil e Japão. Deve visitar várias cidades influenciadas pela cultura japonesa, no Paraná e em outros estados.


A Praça Tomi Nakagawa foi construída em 2008 e inaugurada durante as comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, cujo marco é a chegada do navio Kasatu Maru ao país, em 1908. Em 2008, foi a primeira vez que um príncipe japonês pisou em terra vermelha. A Praça Tomi Nakagawa foi inaugurada pelo príncipe Naruhito – o primeiro na linha de sucessão. Sete anos depois, é a vez do irmão de Naruhito, Akishino, visitar Londrina. Na praça, o casal real deve inaugurar uma placa em um monumento, em alusão à data, também construído pela A. Yoshii.
Desde a inauguração, a Praça que era para ser uma homenagem ao centenário da chegada dos japoneses tornou-se um monumento à falta de respeito ao patrimônio público. O vandalismo é a tônica que se une ao imobilismo da Prefeitura que, a exemplo de tantas outras praças, nunca conseguiu conservar a Tomi Nakagawa.
“São pequenos serviços de reparo, mas essenciais para receber os visitantes”, disse o engenheiro Eduardo Ueda, gerente de custos da A. Yoshii. Segundo ele, a construtora investiu R$ 20 mil e cedeu funcionários. Além da pintura de totens, foram recolocados pisos e painéis de granito destruídos – inclusive uma parte onde são listados os nomes dos primeiros imigrantes, que havia sido arrancada.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) faz a limpeza e o corte do mato que há anos tomou o “Jardim Seco”, construído apenas com pedras. Segundo a CMTU, a construtora é parceira na recuperação do espaço.



sábado, 22 de agosto de 2015

LONDRINA: DADOS ESTATÍSTICOS IBGE

www.aurorashopping.com

LONDRINA

POLO REGIONAL DE IMPORTÂNCIA NACIONAL

Localizada no Estado do Paraná, a cidade de Londrina nasceu de um projeto de urbanização iniciado pelos ingleses nos anos trinta para ser a nova casa de brasileiros de outras regiões e imigrantes de diferentes nacionalidades. Alçada à condição de município em 10 de dezembro de 1934, Londrina é considerada uma cidade jovem.
Com uma população superior a 543 mil habitantes1 , ocupa a quarta posição entre as maiores cidades da Região Sul do Brasil. Em reconhecimento da sua força regional, o Governo Estadual instituiu a Região Metropolitana de Londrina (RML), hoje formada por 17 municípios e mais de 1.000.000 de habitantes2. Segundo o documento State of the World’s Cities (2012-2013), produzido pela Organização das Nações Unidas3, Londrina será em 2025 a principal metrópole do interior do Brasil, graças a altas taxas de crescimento populacional.
Londrina também é uma referência para outros 2 milhões de pessoas que vivem em cerca de oitenta municípios vizinhos, por oferecer uma ampla rede de serviços de alto nível nas áreas de saúde e educação, além de possuir uma cena cultural rica e vibrante com forte tradição na música, no teatro e na dança.
De acordo com o IBGE, Londrina ocupa a 45a posição no ranking4 das 100 cidades brasileiras com maior PIB - Produto Interno Bruto, sendo também uma das melhores cidades do Brasil para construir carreira profissional.
A cidade realiza, há mais de 50 anos, uma das maiores feiras de agropecuária da América Latina, que movimenta cerca de 400 milhões de reais com mais de 500 mil visitantes. Em relação ao potencial de consumo de sua população, Londrina está na 42aposição do ranking nacional e na 2a colocação no Estado do Paraná, segundo a pesquisa IPC Maps 20145.
A infraestrutura viária interliga Londrina a todas as regiões do Estado, sendo inclusive rota obrigatória para quem vem do interior dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul fazer compras, estudar, realizar exames clínicos ou tratamento de saúde. Seu aeroporto recebe anualmente mais de 1 milhão de passageiros6, sendo um dos mais movimentados do interior do Brasil.
45ª
posição no ranking das 100 cidades com maior PIB
Uma das melhores cidades do Brasil para construir carreira profissional
42ª
em potencial de consumo no país
colocação no Estado do Paraná
2 MILHÕES
de pessoas que vivem em cerca
de oitenta municípios vizinhos
1 IBGE Cidades: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=411370&search=parana|londrina
2 http://www.uel.br/projetos/atlasrml/figuras/SETORES_IBGE.pdf
3 Jornal de Londrina, edição de 03 de dezembro de 2012, p. 4.
Jornal de Londrina, edição de 12 de dezembro de 2014, p. 4
5 IPC Maps 2014: http://www.ipcbr.com/downpress/Ranking_IPC_2014_500_Maiores.pdf
5 Folha de Londrina, Folha Economia, 13 de maio de 2013, p. 4.
6 Infraero: http://www.infraero.gov.br/images/stories/Estatistica/2012/dez.pdf

FOTO LINDA DE LONDRINA VISTA AÉREA


Londrina Pé-Vermelho


A gigantesca cidade de Londrina!
Foto: Wilson Vieira

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

NÃO DEIXEM LEVAR A LOCOMOTIVA DE LONDRINA... ELA É NOSSA!....

Transferência da locomotiva do PAI é adiada após reunião no IPHAN

Redação Bonde - 20/08/2015 
O processo de transferência da locomotiva belga com mais de 110 anos de idade localizada em frente ao Pronto Atendimento Infantil (PAI), de Londrina, para Curitiba, está suspenso temporariamente. 

A presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, confirmou a suspensão em reunião na manhã desta quinta-feira (20) durante audiência com o deputado Marcelo Belinati (PP) em Brasília. 

A decisão do IPHAN de transferir a locomotiva para Curitiba havia sido publicada no Diário Oficial da União no início deste mês. No entendimento do órgão, as condições apresentadas pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que tem a intenção de colocar o veículo novamente para rodar, eram as mais apropriadas para a preservação da locomotiva. 
Jurema Machado afirmou que irá se reunir novamente com a superitendência do IPHAN no Paraná e a ABPF para rediscutir a transferência da locomotiva.

COMENTÁRIO:
Se eu fosse prefeito eu mandava fazer uma cobertura ou levaria ela para a antiga estação de trens.. mas levar para Curitiba só por cima do meu cadáver... se eu fosse prefeito..né Kireeff? JOSÉ CARLOS FARINA, Foto by Latuff.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

AS MAIS LINDAS FOTOS DE LONDRINA By JOSÉ CARLOS FARINA














13/07/2013 - FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA - 13/07/2013













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JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.
DÉCADA DE 50 - F0TO YUTAKA



A Avenida Rio de Janeiro, esquina com a Rua Sergipe. O calçamento em paralelepípedos era típico da época, e ainda subsiste, em muitos pontos, recoberto pelo asfalto.



Rua Minas Gerais, em frente à Associação Comercial e Industrial de Londrina

FOTOS By  JOSÉ C. FARINA













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