quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

HOMENAGEM A JOSÉ ROBERSTONES PIERETTI


Com câmera na mão, Pieretti registra e divulga cultura em Londrina
José RoberStones frequenta e divulga a maioria dos eventos culturais da cidade que lhe serve de musa e modelo

Renata Cabrera
10/12/2015 00:59



Quem consome cultura na cidade já deve ter se deparado com um senhorzinho descolado, dono de uma barba acinzentada, autenticamente roqueira, com a mão cheia de anéis macabros e que costuma aparecer usando camisetas de banda – principalmente a de sua marca registrada, os Rolling Stones. Aos 59 anos, José Pieretti é um destes cidadãos londrinenses que acabaram tornando-se um personagem local. Num dia como o de hoje, em que a cidade colhe mais uma primavera, nada melhor que uma homenagem ao Zé, ou RoberStones.


(Crédito: Arquivo pessoal)

Conhecido no meio cultural em Londrina por ser um dos maiores divulgadores e registradores de eventos diversos, Zé, sempre com a câmera na mão, é querido por muita gente e, apesar de ser fã de rock, em sua página pessoal no Facebook informa a programação completa da cidade, sertanejo, blues e metal, além de programação no teatro, na literatura e tantas outras linguagens artísticas que a cidade proporciona.

RoberStones é nascido, vivido e criado em Londrina. Filho de barbeiro, cujo o estabelecimento ficou por mais de 50 anos em anexo ao extinto Hotel América, ele foi criado na antiga Vila Matarazzo, hoje Vila Casoni, e relembra que sua paixão por fotografar alguns pontos da região começou em 2005, quando percebeu que a cidade estava ‘perdendo’ muitos espaços antigos para novas construções mais modernas: “As casas de madeira, por exemplo, sempre foram uma marca da identidade londrinense. Achei legal começar a fotografar e recentemente o pessoal do Museu entrou em contato comigo para dar uma olhada no acervo pessoal”, comenta.

Além do gosto pela fotografia, Zé enveredou definitivamente pelas redes quando o filho (que hoje vive nos EUA), montou uma banda. “Fiz um perfil no finado Orkut para divulgar o material dos meninos. Quando saiu o Facebook, eu já estava habituado a esse tipo de comunicação”, relata. Hoje Pieretti afirma que a coisa deu tanto resultado que tem gente que acessa seu perfil pessoal na plataforma do FB só para saber o que acontece na cidade. “O retorno do pessoal é ótimo e quando tem um evento todo mundo quer ver as fotos, curtir, compartilhar. É o maior barato”, fala.

Zé reconhece que seu estilo é “bem popular”, como ele mesmo define. Não tem pretensão de concorrer com outros espaços de divulgação na cidade, mas acredita que esta forma de contato com o público é um meio de enriquecer o cenário da cultura local, e também de estar perto das pessoas queridas. “Esse é meu jeitão e gosto muito de poder realizar esse trabalho. Uma das figuras que mais gosto de fotografar é o Paulão Rock’n’Roll. Ele é presença e tem uma expressão bacana. Sou fã desse cara”, conta.

Sobre o apelido, RoberStones explica que ele mesmo é quem se batizou: “se eu me lembro, foi em 1974. O pessoal com o qual eu trabalhava sabia que eu era mais fã de Stones do que de Beatles. Comecei com essa história e pegou”, recorda descontraído. Ele afirma que já passou pela cabeça formalizar algum projeto para organizar as fotografias que tem na bagagem, mas ainda estuda a hipótese. “Sempre tive um desejo de documentar”, ressalta.

Por ser o cara que está sempre atrás das câmeras, Zé quase nunca aparece nas imagens de cobertura dos eventos. E, quando aparece, está sempre com a máquina na mão. Apaixonado por fotografar os eventos na Concha Acústica, Pieretti acredita que este ainda é um dos espaços abertos onde as pessoas se reúnem e ficam mais à vontade em Londrina. Ali, ele já fotografou dezenas de bandas locais e também artistas de fora.

“Um dos momentos mais marcantes foi registrar o bluesman Adriano Grineberg durante o Filo, e também o show do Pira Pura, num evento da RPC. Foi uma das coisas mais loucas da minha vida, e o pessoal tirando foto, pedindo autógrafo. Quase não consegui sair do local de tanta gente que vinha pedir para sair nas fotos”, recorda o amante da cidade
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário