terça-feira, 16 de julho de 2013

IBAMA JÁ TINHA AUTORIZADO O ABATE DAS POMBAS EM LONDRINA

ABATE DE POMBOS EM LONDRINA: "NÃO SE MATA 2 MIL BICHOS POR SEMANA", DIZ SUPERINTENDENTE DO IBAMA
JORNAL DE LONDRINA 

Órgão colocou freio no projeto de abater 48 aves em Londrina e afirmou ser preciso acompanhamento técnico, além de fortalecer outras ações
O superintendente doIbama no Paraná,José Carneiro, veio a Londrina na tarde desta sexta-feira (18) e colocou um freio no projeto de abate de 48 mil aves na cidade. Ele se reuniu com o secretário municipal do Ambiente, Carlos Levy, e com prefeitos de cidades da região. Segundo ele, é preciso fortalecer outras ações antes de implantar o abate e promover um acompanhamento técnico da proposta. “Não se mata 2 mil bichos por semana. Há uma relação moral e ética com a fauna”, afirmou Carneiro.
A expectativa em torno da reunião era que o Ibama autorizasse o abate de pombos em Londrina. O projeto previa o abate de 48 aves em seis meses, média de 8 mil por mês e 2 mil por semana. Pela proposta, as aves são capturadas em redes instaladas no Bosque Central e depois são colocadas em um recipiente com formol para sedar os animais. Posteriormente, serão mortas.
Apesar de o superintendente do Ibama ter elogiado o projeto e apontado-o como modelo para outras cidades, ele afirmou ser necessário um cuidado ao implantá-lo. “Deve haver o envolvimento de toda a região”, disse. Por isso, o órgão deve dar a resposta sobre a autorização mais para frente, quando o projeto for convertido em uma proposta mais ampla, que envolva outros municípios.
Carneiro apontou a necessidade de se conversar com outros prefeitos da região. O de Ibiporã, José Maria Ferreira  (PMDB) aprovou. Segundo ele, até mesmo na cidade vizinha a população já está começando a sentir esse tipo de problema, em proporções, menores. Durante a reunião, o peemedebista apoiou a iniciativa.
Para o secretário do Ambiente, Carlos Levy, a reunião foi apenas para reunir os prefeitos e discutir o projeto. Ele deve aguardar posição da Câmara Fauna e Flora do Ibama, que pode se pronunciar nos próximos dias. Ao mesmo tempo,o Ibama pediu que outras ações sejam intensificadas e permanentes: controle de predadores, matas ciliares nas propriedades rurais e controle de oferta de alimentos na zona rural.
Ações, entre outras, que a prefeitura já anunciou para minimizar o problema da superpopulação de pombos: poda de árvores na região central, construção de pombal (em fase de licitação), repelentes sonoros e pastas químicas, lavagem e varrição no centro.
Fonte: Jornal de Londrina
Por: Fábio Luporini
Data: 18/09/2009 20h20min

Nenhum comentário:

Postar um comentário