sábado, 27 de outubro de 2012

LONDRINA - DISCUSSÃO ACALORADA NO DEBATE DE ONTEM


BONDENEWS




Último debate: Belinati e Kireeff voltam a trocar farpas

Candidatos divergiram sobre assuntos ligados à educação; pergunta sobre bairros da cidade gerou atrito
Marco Feltrin - Redação Bonde
O último contato dos candidatos a prefeito de Londrina com os eleitores pela televisão, feito na noite desta sexta-feira (26) na RPC, repetiu o clima de animosidade dos encontros em outras emissoras nesta semana. 


No primeiro bloco, reservado para o enfrentamento dos candidatos, Alexandre Kireeff (PSD) e Marcelo Belinati (PP)discutiram temas como horário de funcionamento do comércio, Arco Norte e guarda municipal, focando em propostas. 

O segundo bloco trouxe assuntos pré-determinados. O primeiro a ser tratado foi o funcionamento das creches na cidade, que resultou em divergência entre os candidatos. Kireeff defendeu estabelecimentos menores e descentralizados, enquanto Belinati propôs a instalação de supercreches regionalizadas. 

Limpeza pública, impostos e sistema viário foram outros temas discutidos no bloco. Em relação ao trânsito, os candidatos concordaram com o fortalecimento do Instituto de Pesquisa e Planjamento (IPPUL).

O terceiro e último bloco retomou o formato de pergunta entre os candidatos. Depois de Kireeff questionar Belinati sobre saúde, o candidato do PP perguntou ao do PSD onde ficavam três bairros da cidade e quais seriam as principais demandas dele. 

Kireeff respondeu citando um exemplo de Jânio Quadros, ex-presidente que se tornou prefeito de São Paulo. "Eu sou candidato a prefeito, não motorista de táxi. Sem pegadinha. Você já fez isso em dois debates. Sua colocação não responde ao nível do debate até o momento". 

"Não é pegadinha. É importante o prefeito conhecer a cidade. Eu percorro a cidade, conheço os bairros, a zona rural. Infelizmente você não me respondeu. São bairros conhecidos que têm graves demandas sociais", respondeu Belinati na réplica. 

"Eu poderia simplificar minha resposta. O momento é de apresentar propostas, discutir conteúdo com respeito. Eu não entendo essa tua estratégia, de tentar desqualificar seu opositor", rebateu Kireeff na tréplica. 

Os candidatos voltaram a divergir quanto a proposta de instalar uma instituição de ensino superior na zona norte da cidade. Kireeff defende a instalação de uma faculdade particular, com estudantes garantindo benefícios com programas federais, enquanto Belinati propôs uma universidade pública e gratuita na região. 

Nas considerações finais, os candidatos agradeceram apoios e aproveitaram a última oportunidade de pedir votos. 

"Quero me dirigir aos que estão indecisos. Eleito prefeito, vou dar o melhor de mim. O que eu puder fazer para transformar a cidade de Londrina, fazer com que seja cidade melhor, vou fazer. Me preparei a vida toda para isso. Tenho um sonho de morar em uma cidade melhor", disse Marcelo Belinati. 

"A gente desde o início apresentou a Londrina uma proposta que rompe com a maneira tradicional de fazer política. No nosso entendimento, a prática tradicional entregou uma prefeitura da maneira que não queremos. Queremos uma prefeitura que devolva para o cidadão o que ele tem direito. Para isso, precisamos mudar", disse Alexandre Kireeff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário